Translate

quinta-feira, 18 de maio de 2017

COLEÇÕES - ALBERTO FERNANDES DA CRUZ (SP)

Outro colecionador que me mandou sua história foi o Alberto Fernandes da Cruz, 52, que mora em São Paulo, SP. Ele ganhou seu primeiro forte no Natal de 1971, aos sete anos de idade. Era o forte médio da Gulliver.

No ano seguinte, já fascinado pelas brincadeiras, juntou 12 cowboys à tropa. No entanto, era frustrante para ele, um fã da cavalaria dos filmes, ter apenas quatro soldados montados. Acho que tinha mesmo mais do que eu, hehe. Mas essa frustração era compensada por um bando de ìndios renegados, cujo "chefe" era o primo Israel, e que vinham atacar a fortificação. Havia ainda, posteriormente, uma carroça com quatro grandes cavalos, que por destoarem muito no tamanho, ficavam de lado nas brincadeiras. Os cowboys que a acompanhavam, no entanto, ficavam na onda do "tamo Junto".

Como todos nós, mais cedo ou tarde, chegou o dia em que a brincadeira passou a ser coisa de criança aos olhos dos amigos. Infelizmente nem o Alberto, nem nenhum de nós, fazia ideia de que não devemos ligar muito pra essas coisas. Um tanto velho, ele deixou os bonequinhos de lado, provavelmente numa caixa, num canto qualquer. Eventualmente viravam brinde às crianças visitantes.

Então, quase vinte anos depois, já casado e sem lembrar mais daqueles pequenos heróis e vilões (coloquem na ordem que quiserem...), apareceu sua irmã perguntando: "Você vai querer isso aqui ainda?" e lhe mostrou uma sacolinha com cerca de quarenta bonequinhos haviam sobrado na casa de sua mãe. Havia ali um  pequeno tesouro e isso lhe despertou a vontade de reiniciar a brincadeira.

Onze anos depois, com o bolso cheio por conta do pagamento do 13º salário, não resistiu e comprou, por indicação de um amigo, três fortes e um Acampamento Apache da Gulliver, todos dos anos 1970, na Galeria dos Brinquedos, em São Paulo. Ali foi fazendo muitos contatos e conhecendo novos colecionadores e principalmente amigos. Também através de sites, conheceu expandiu sua coleção ainda mais.

Hoje, além das mil peças de farwest, índios, cowboys e soldados, tem também África Misteriosa e Chaparral. Aguarda agora uma cópia feita pelo mestre Marco Leandro da Ponderoza, dentro de uma caixa que será fabricada pelo Rodney.

Fica aqui, ainda, uma mensagem de agradecimento (também de minha parte) aos amigos: Rovilson, Rodney, Alan, Gaspar, Floriano, Lolo, Carlos Roberto, Marco Leandro, Vinicius Fausto, Mascos Farias, Arthur, Pagliarini, Cláudio Libanio, Cristiano Hadad, Albert Antrad, Carlos Mariano, Ronaldo Costa, Ronaldo Sogro, Denilson Anton, Guazelli, Fernando "El Gato", Marcelo Paty, João Roberto, Paulo Ismael, Adriano, Moacir, Henrique Azevedo, Reginaldo Almeida, Reginaldo Brinquetoys, Fernando Camargo.

Alberto não gosta de peças repetidas, então as troca por outras que não tenha. Por isso deixa aqui o seu contato para possíveis aquisições e trocas: 

E-mail : albertofc8@hotmail.com

Whatsapp : + 55 11 997457599.



Abaixo algumas fotos da sua coleção. Obrigado por compartilhar conosco, Alberto.



 Aldeia da África Misteriosa, brinquedo que eu já tive e tenho saudades.

Soldadinhos diversos.

Mix de Zorro Trol, Dulcop e outros mexicanos  Crescent.

Los  "Descabezados" Jecsan. Alguns foram copiados pela Casablanca.

Cavalaria.

Cavalaria.

Cavalaria.


Ilustração dos fortes dos anos 1970, pequeno, médio e grande, adquiridos na Galeria dos Brinquedos, em São Paulo.

Algumas fotos da Fazenda Ponderosa do Alberto, feita pelo Marco Leandro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.