Translate

quinta-feira, 2 de março de 2017

FIGURAS EM MASSA (COMPOSITION)

Não se pode afirmar ao certo, mas acredita-se que figuras militares foram inicialmente criadas para facilitar discussões relacionadas a estratégias de guerra. Como as guerras passaram a fazer parte da nossa cultura, também de forma lúdica, houve certamente a introdução de brinquedos e imagens relacionados, que retratavam os heróis e cenas de batalhas. Sabe-se que há milênios isso já era feito para retratar os Deuses de cada povo.

Dentre as diversas formas de fabricação de figuras, uma das menos conhecidas e justamente uma das mais interessantes: as feitas de massa ou composition (em inglês). Figuras de massa já são produzidas desde o século XVIII com “papier-máchê” e outras formas de utilização de materiais naturais associados a um liga e processo de secagem.

Somente no início do Sec XX foi que as figuras de composition finalmente encontraram seu formato ideal introduzindo Caulim e calor as formulas existentes para que após o processo de secagem sua durabilidade fosse drasticamente aumentado. As figuras de composition feitas desta forma são extremamente resistentes a felizmente a grande maioria delas permanece em bom estado com colecionadores de todo o mundo, mas principalmente na Europa onde foram produzidas em larga escala.

As primeiras figuras com o tema western produzidas em composition foram fabricadas por Emil Peffeifer em 1915, numa série de índios e cowboys na escala 11cm. A Emil Pfeiffer Company já detinha uma reputação na época pela qualidade das bonecas produzidas em sua fábrica na Áustria. Normalmente os escultores vinham de escolas de arte de Viena e uma vez prontas para receberem pintura eram enviadas para as casas de famílias nas proximidades das fabricas. Já as pinturas dos olhos eram feitas cuidadosamente por profissionais especializados da fábrica, que davam os detalhes no rosto, roupa e expressões.

Os principais fabricantes de figuras em composition abordando o tema western foram: Peffeifer, Hausser, Elastolin, Lineol, Tipple Topple, Lisanto, Bayer, Hopf, Chialu, Solido, Durso, Froha, Plastinol, Leyla dentre outros.
Alguns permanecem até hoje produzindo figuras em plástico que tomaram o mercado de assalto no início dos anos 60 e marcaram o declínio da era de ouro das figuras de massa.


Interessante notar que desde o início de sec. XX até o início dos anos 60 (período de 50 anos), houve duas guerras mundiais onde os países da Europa que produziam este tipo de brinquedo estavam diretamente envolvidos: Alemanha, Áustria, Itália e França. Durante as guerras tanto as matérias primas quanto a mão de obra e espaço físico das fábricas foi canalizado para a produção de armamentos de guerra interrompendo assim a produção por alguns anos em duas oportunidades.

Texto: Eduardo Carline (RJ)



Abaixo alguns exemplos de figuras de composição e seus respectivos fabricantes e ano de fabricação.

ELASTOLINS

Elastolin - primeira fase 1923


Pfeiffer - primeira fase 1915: escala 11cm

Elastolin 1940

Variações de cores em figuras Elastolin:

LINEOL E OUTROS












Mais algumas figuras em composition produzidas na Alemanha, por volta de 1930 e por Lineol Elastolin. Estas pessoas têm cerca de 85 anos de idade, mas ainda estão a brilhar. Esperamos seguir seu exemplo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é útil para mim. No entanto, reservo-me o direito de não publicá-lo.
Caso tenha alguma dúvida e não deseja questionar pelo modo de "Comentários", mande um e-mail.
Obrigado.