Translate

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

MAPA DAS NAÇÕES INDÍGENAS DOS E.U.A.

Uma coisa que estava para fazer há tempos era mostrar onde vivia cada tribo nativa dos E.U.A. Pesquisando agora a pouco, encontrei alguns mapas compartilho um deles aqui com vocês.Para não me acusarem de ser anti-nacionalista, colocarei um mapa das nações aqui do nosso país também. 

Embora não seja a proposta do blog, eu ficaria muito feliz se a indústria nacional desse valor a nossa história (tão rica de personagens) e produzisse algumas figuras de nossos índios, sertanistas, cangaceiros, bandeirantes e outros tantos. Somente em meados de 1970, com o conjunto Independência ou Morte é que se fez isso.

Já que adentramos ao assunto, a história que temos acesso hoje é bem diferente dos dias de nossa infância. Vale muito a pena pesquisar sobre o assunto. Uma curiosidade: os bandeirantes não levavam munição para suas amas longas. Para não carregar peso, eles catavam seixos (pedrinhas de rios) pelo caminho e as usavam em seus bacamartes.

Clique na imagem para aumentar.




AGRADECIMENTO

Gostaria de agradecer ao blog http://soufadotex.blogspot.com.br/ pela postagem de uma de minhas matérias sobre a Jane Calamidade. Muito bom ver que as pessoas apreciam o nosso trabalho. Fica a dica para visitar este espaço já que o Tex era uma das leituras preferidas na minha infância e dos outros que curtem Forte Apache.
Lá também tem um espaço para as edições em italiano. Estive por uns dias naquele país e pude constatar como eles gostam de faroeste. Tex lá tem em qualquer banca também. Arependo-me muito de não ter trazido alguns.

NOVAS PINTURAS


Depois de pintar uma figura restaurada e um cowboy alguns dias atrás, resolvi pintar alguns pele-vermelhas e outros "vaqueros". Para os "brancos" fois fácil pintar a pele, um pouco de rosa e um morrom para escurecer e quebrar o tom. Mas para os índios, custei um pouco para acertar. No final, um marrom com branco com uma pitada de amarelo. 

Uma outra coisa que abandonei foram as cores vivas de amarelos, vermelhos e azuis fortes para as roupas em geral. Para mim as figuras ficam até bonitas, mas falsas. Assim, optei por cores variantes das primárias e puxando para um tom terroso. Vermelho com um pouco e marrom, verde musgo, laranjas e até um rosado terroso compões as vestimentas dos índios. Para os cowboys, tons de cinza e areia (bejes em geral). Amarelos e vermelhos também misturados com marrom, ou marrom com amarelo. Entretanto, vou abusar dessas cores em alguns detalhes, como lenços de pescoço.

Nas armas de fogo eu aboli os prateado. Somente em cowboys com dois revólveres elas assim serão. Creio que o prateado foge do padrão histórico. Para que não se liga muito, naqueles tempos as armas vinham oxidadas ou folheadas em prata. Alguns revólveres como os Colt Navy e os Dragons tinhas partes douradas por conta de serem em latão. Nas machadinhas mantive os prateados e uso também o cinza claro por enquanto, mas pretendo substituir por uma cor mais adequada ao aço natural. Provavelmente um prata com preto.

Resolvi por dar alguns detalhes nos cocares e rostos, realçando e fazendo pinturas de guerra e pintando sobrancelhas. Quanto aos olhos, dependo de fazer isso com ajuda de uma lupa e ainda avaliar quais as figuras que realmente necessitam. 

O resultado pode ser visto aí embaixo, embora as cores estejam distorcidas por alguns filtros que usei para postar no Instagram.