Translate

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FORTE APACHE PARA O JACSON (JOINVILLE)


         Recentemente conheci outro entusiasta do colecionismo de figuras do velho oeste, o Jacson, de Joinville-SC. Indicado pelo Marcos Leandro, do Rio Grande do Sul  ( http://www.mlantiguidades.com.br/ ), ele apareceu lá em casa na última segunda-feira e acabou  encomendando um forte.
          Estou fazendo pra ele um play set de 40cm de frente por 30 cm de largura. Bem pequeno, por sinal, mas que vai ficar muito bonito, já que não precisa de muitas figuras para colocar nele. Como de praxe vai ter duas guaritas na frente, as quais estou pensando em mudar as posições para que fiquem mais ressaltadas da paliçada. Assim, dará a idéia de ser maior do que parece, já que haverá um vão maior entre elas e o portal.
          Pensei em fazer com um portão de uma só folha, mas a verdade é que duas folhas deixam o forte mais bonito. Além da casinha e do mastro de bandeira, estou colocando também, como no do Sylvio Maia, uma trave para amarrar os cavalos. Estes itens passam a ser de sério nos fortes que estou fazendo daqui por diante.
         Ainda vou estudar as proporções para ver se ficaram boas esteticamente. Caso fique tudo certo, pretendo daqui por diante fazer fortes com dois tamanhos: 40cm x 30 cm e 50 cm x 35 cm. É claro que continuarei atendendo pedidos para fazê-los em medidas especiais ao gosto dos que quiserem assim.
         Um ponto importante nessas medidas é que eles podem ser colocados na maioria das estantes compradas prontas, onde a profundidade é normalmente de 55 cm. Assim, encostando o forte no fundo, ainda sobra bastante espaço para colocar alguns personagens na frente.







PERSONAGENS DO VELHO OESTE - WILD BILL HICKOK


          Wild Bill Hickok nasceu em Homer, Illinois, em 27 de maio de 1837. Esta cidade posteriormente veio a se chamar Troy Grove). No lugar nde ele nasceu existe agora o Wild Bill Hickok State Memorial, um local histórico sob a supervisão da Agência de Preservação Histórica de Illinois. 
         Enquanto Bill crescia, a fazenda do seu pai se tornou uma das paradas da rota de fuga de escravos (Underground Railroad, ou ferrovia subterrânea). Por causa disso, a  fazenda foi alvo de ataques de anti-abolicionistas e ele e seu pai se valeram das armas para resolver esses conflito.
      Em 1855 Hickok, então com 18 anos de idade, teve uma briga com Charles Hudson e ambos cairam num canal. Pensando que ele havia matado Hudson, Hickok fugiu e se juntou ao Exército do Estado Livre do General Jim Lane ("The Red Legs"). Ali ele se encontrou com o jovem William Cody, mais tarde conhecido por "Buffalo Bill"
        Em 1857, Hickok se estabeleceu no Kansas. Em 1859 ele se tornou condutor de uma companhia de transporte. Dois anos mais tarde, ele se envolveu num tiroteio mortal com os McCanles em Rock Creek Station. David McCanles, seu filho de 12 anos e dois fazendeiros se confrontaram com Hickok. Foi a primeira vez que ele matou m homem.
Na guerra civil Hickok serviu com a União em Kansas e Missouri, estabelecendo uma grande amizade com "Buffalo Bill Cody", Robert Denbow e David L. Payne, batedores do Exército. Após a guerra, os quatro homens, Payne, Cody, Hickok e Denbow começaram a caçar búfalos. 
       Quando Payne se mudou para Wichita, Kansas, em 1870, Denbow foi com ele enquanto Hickok se tornou xerife em Hays (Kansas). Quando Bufalo Bill começou com seus shows, Denbow viajou com ele por Iowa.
     Em 21 de julho de 1865, em Springfield (Missouri), Hickok matou num duelo Davis Tutt. O incidente ocorreu por uma dívida de jogo, acirrado pela disputa envolvendo uma garota chamada Susannah Moore. Com a repercussão desse incidente Hickok não conseguiu se eleger delegado federal em Springfield. Deixando a cidade, ele foi recomendado para auxiliar do delegado de Fort Riley North, Kansas. Hickok se envolveu nas guerras contra os índios e serviu como batedor do general Custer.
       Em 1867 Hickok deixou temporariamente o Oeste e se mudou para Niagara Falls onde trabalhou numa peça chamada "The Daring Buffalo Chases of the Plains". Como não levava jeito para atuar, retornou ao Oeste e foi eleito xerife do Condado de Ellis (Kansas) em 23 de agosto de 1869. Em seu primeiro mês em Hays, Kansas ele matou dois homens em tiroteios: Bill Mulvey e Sam Strawwhim.
      Em 17 de julho de 1870, também em Hays ele se envolveu em um tiroteio com soldados desordeiros da Sétima Cavalaria, atirando e acertando em dois deles. Não foi reeleito para o cargo. Em 15 de abril de 1871, Hickok se tornou delegado em Abilene (Kansas), no lugar de Tom "Bear River" Smith, que havia sido morto em 2 de novembro de 1870.
        Enquanto trabalhava em Abilene, Hickok e Phil Coe, proprietário de um saloon, entraram em uma disputa que acabou em tiroteio. Coe tinha como parceiro nos negócios o pistoleiro Ben Thompson. Em 5 de outubro de 1871, Coe atirou duas vezes em Hickok quando este queria prendê-lo por estar armado na cidade. Hickok matou Coe.
         Em 1876 Hickok foi diagnosticado com glaucoma. Ainda nesse ano, Hickok se casou com Agnes Thatcher Lake, de 50 anos e proprietária de um circo. Calamity Jane disse em sua autobriografia que ela havia se casado com Hickok e se divorciado para que ele pudesse se casar com Agnes Lake. Logo Hickok deixou sua nova noiva e foi buscar fortuna nos campos auríferos da Dakota do Sul.
          Wild Bill Hicok morreu em 21 de agosto de 1876, enquanto jogava poquer no Saloon Nuttal & Mann No. 10 em Deadwood (Dakota do Sul), em Black Hills. Segundo consta, Hickok não encontrou vazio seu lugar habitual, então ele se sentou de costas para a porta. Ele recebeu um tiro na cabeça de um revólver calibre 45, dado por Jack McCall. Depois de dois julgamentos, McCall foi enforcado.
          A lenda diz que Hickok estava jogando poquer quando foi morto, e que segurava um par de ases, um par de oito e uma dama. Essas cinco cartas ficaram conhecidas como a "Mão do Homem Morto(Dead Man's Hand).


[editar]

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

FIGURAS DO MARCO LEANDRO

          Apresento a vocês as novas figuras que o Marco Leandro (www.mlantiguidades.com.br) está fazendo. Ele achou um polímero de alta resistência e ductibilidade e suas figuras agora estão mais fortes e perfeitas.
          Estou super afim de comprar umas para minha coleção. Pretendo antes testá-las e colocar minha opinião aqui. Para isso estou programando uma viagem à Esteio (RS) no mês que vem só para conferir isso de perto.
          Uma coisa eu posso afirmar, elas valem o preço, pelo trabalho que dão. Além disso, certamente são mais resistentes do algumas antigas que a gente tem comprado. Eu mesmo tenho algumas que estão todas quebradas devido ao ressecamento do plástico.










FIGURAS TRANSFORMADAS

Apresento a vocês algumas figuras tranformadas.

A faca e o machado, feitos de aço, transformando a lança e o escudo.


Retirada do arco com ferro de soldar.


Faca feita a partir do próprio escudo.


Chicote feito a partir da aste da bandeira.


Retirada do arco com ferro de soldar.

sábado, 18 de agosto de 2012

CONDUTOR DE CARROÇA (COCHEIRO)

          É difícil achar condutores para as carroças. Resolvi então por em prática hoje uma idéia de tempos, fazer cocheiros a partir de soldados da Gulliver. Escolhi aquele dos sets novos (Atlantic) que empunha a bandeira do sétimo. Para fazer o chicote, tive que fazer uma série de tentativas até acertar. O resultado pode ser visto nas fotos a seguir.
          Quanto a técnica, é fácil, mas requer equipamento e paciência. Temos que cortar a parte de baixo da lança e guardar, pois pode ser usada para mais um chicote ou um machado. Depois, cortamos a lança na parte de cima, junto a bandeira, deixando um daquele anéis que a "sustentam" na vara.
          A parte técnica requer agora um soprador térmico com ponta fina, do tipo eletrônico. O mesmo usado em soldas de plástico. Com a ponta mais grossa aquecemos o que sobrou da lança e quando amolecer bem, vamos esticando mantendo a temperatura. Essa é a parte da paciência que mencionei.
          Tente fazer isso com outro tipo de plástico primeiro. Um bom plástico é aquele azul dos tambores de químicos e tintas que se compra por aí. É o mesmo usado nos soldadinhos. Melhor mesmo é usar uma parte da figura, por causa da compatibilidade, caso tenha que soldar.
          Se não der pra fazer de primeira, não esquente (a cabeça, quero dizer), faça um furo na mão e prenda o chicote lá.
          Bom, o resultado está aí embaixo. Espero que gostem. Vou fazer um vídeo assim que der. Por causa do meu acidente hoje (uma lasca de madeira voou da serra e perfurou meu antebraço), estou sem poder fazer coisas muito pequenas. Então saiu meio tosco.



Fiz dois destes, mas o outro eu tive que soldar o chicote na mão.
Mesmo assim ficou muito bom também.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PERSONAGENS DO VELHO OESTE - DOC HOLLIDAY





John Henry "Doc" Holliday (14 de agosto de 1851 - 08 de novembro de 1887) foi um jogador americano pistoleiro e dentista do American Old West, que normalmente é lembrado por sua amizade com Wyatt Earp e seu envolvimento no tiroteio no OK Corral.

Em 1872, aos 20 anos de idade, cocluiu sua educação no Pennsylvania College of Dental Surgery. Como tinha uma D.D.S. (licenciatura em medicina dentária) estabeleceu-se em Atlanta, Geórgia.

Em  1873 ele fdescobriu que estava com tuberculose, a mesma doença que tinha reivindicado sua mãe quando ele tinha 15 anos. Ele se mudou para o sudoeste americano, na esperança de que o clima pudesse prolongar sua vida. Foi aí que fez do jogo uma profissão. Sua reputação como um pistoleiro mortal veio junto.

Durante suas viagens, ele conheceu e se tornou amigo de Wyatt Earp e seus irmãos. Em 1880, ele se mudou para Tombstone, Arizona, e participou ao lado dos Earps no famoso tiroteio do O.K. Corral. Como este fato não resolveu as questões entre os dois lados,  Holliday viu-sei envolvido em mais tiroteios e assassinatos.

A lenda e a mística de sua vida é tão grande que ele foi mencionado em inúmeros livros, e interpretado por vários atores em vários filmes e séries de televisão. Passados mais 100 anos de sua morte, o debate sobre os crimes que ele possa ter cometido em sua vida continuam.

Doc Holliday morreu na cama em um sanatório no Colorado, com 36 anos de idade.

Fontes: http://en.wikipedia.org / http://www.historicalwesternphotos.com/


TOY SOLDIERS OF SAN DIEGO

Convido vocês a conhecerem a Toys Soldiers of San Diego ( http://www.sdsoldiers.com) . Comprei recentemente umas figuras desta loja e estou ansioso pela vinda delas. Já coloquei um post aqui com três fotos dos índios que comprei, então vou ilustrar somente com uma delas. As outras fotos falam por si mesmas.

Indios mortos ou feridos.


Casas de troncos entrelaçados. Já pensei em fazer dessas, mas dá muito trabalho. É preciso entalhar as extremidades, fazendo cortes em cima e embaixo dos troncos para encaixar.



Três construções básicas e simples de fazer. Vou tentar fazer algo parecido uma hora dessas. Já desenvolvi uma técinica para fazer as janelas envidraçadas.

Detalhe de um galpão com as figuras dos irmãos Wyatt, Morgan eVirgil Earp e Doc Holliday.

Bufalos: muito detalhados.



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

NOVAS FIGURAS PARA FORTES APACHE

Andei dando uma olhada no site da Redskorpio (redskorpio.com.ar) e vi algumas figuras muito interessantes para colocar nos sets de Forte Apache. São três conjuntos de 6 figuras e representam desde ataque até ferimentos ou morte. Além disso são de grande riqueza de detalhes.




segunda-feira, 13 de agosto de 2012

EXPOSIÇÃO EM 2006

          Em 2006, eu e meus companheiros fo´tografos aqui do serviço fomos convidados a participar de uma exposição alusiva ao dia do funcionário público. Decidi que não exporia fotos, mas sim esse diorama abaixo. Levei uma semana pra fazer esse forte trabalhando a tarde toda e adentrando boa parte da noite. Já não o possuo mais, mas tenho vontade de fazer outro ainda mais bonito. O forte tinha 60 cm x 50 cm, com quatro guaritas, casa de guarda, carroças (uma de prisioneiros), poço, canhão, cocheira e escadas, Na casa ainda havia varanda e um banco para enfeitar.





OS MINEIROS E COWBOYS DA GULLIVER (ATLANTIC)

          Como seria bom se a Gulliver tivesse todas as formas da Atlantic. Havia um universo bem maior de figuras além das 12 dos últimos pacotes. Eles icluiam, até pouco tempo os caçadores de búfalos, os mineiros e os cowboys e vinham misturados. Comprei uns quantos destes para ter a coleção completa. O bom é que ficaram um monte de figuras extras.
          A boa notícia é que a Gulliver voltou a fazer essas figuras. Mesmo que não venham pintadas, vale a pena comprar. Para aqueles que estão visualisando novamente e queiram adquirir, queiram me mandar um e-mail ou deixar um comentário aqui. Na medida do possível, posso enviar para outros países.

O conjunto completo da Gulliver


Alguns pacotes da nova Planície Selvagem continham bufalos.

FIGURAS SUPREME

          Apresento a vocês os cowboys e índios da Supreme. São produzidos na China e tem boa qualidade. O plástico e maleável, mas a pintura (feita com airbrush) deixa a desejar. Alguns são pintados somente em parte. Quando encontrados, custam pouco.


A pintura não descasca, mas cobre pouco as figuras.

Apesar de tudo, são figuras muito bonitas.

O PRIMEIRO FORTE

          Este forte eu fiz quando meu filho era bem pequeno, há sete anos. Eu havia comprado uma Forte Apache da Gulliver no Mercado Livre e fiquei tentado a fazer outro em madeira. Ele tem 1 metro de comprimento por 80 cm de largura, com quatro guaritas nos cantos, uma no portão e duas casas. Tem também alguns detalhes interessantes, como as dobradiças em cobre, feitas uma a uma por mim a partir de tirinhas de metal. Outro aspecto interessante é como foram feitos os telhados e detalhes das paredes das casinhas. A madeira foi interamente esculpida. No caso dos telhados, por cima e por baixo.

Detalhe do portão com as dobradiças

Forte montado, porém com as casinhas da Gulliver.

Detalhe do pátio e da guarita em cima dos portões.

Casa da guarda.

Detalhe da casa da guarda.